quarta-feira, 16 de abril de 2014

Seminário de Lançamento do Ciclo do OP destaca participação popular

Nesta terça-feira, 15, foi realizado o 5º Seminário de Lançamento do Ciclo do Orçamento Participativo de Canoas 2014-2015 (OP Canoas), que destacou os avanços no envolvimento da população nas ações de Canoas. O evento lotou o Salão de Atos do Unilasalle, no centro do Município.

O seminário marcou o início de uma nova fase de organização, debates e votação popular de prioridades, em investimentos que somam R$ 15 milhões em obras e serviços para as 15 microrregiões da cidade. “Passamos por um momento de reinvenção da democracia, e com dez formas de participação popular, todas funcionando bem. Canoas é referência no Estado, e precisa ser referência no País", observou o cientista político e professor da Ufrgs Benedito Tadeu Cesar, um dos painelistas do evento. Também estiveram presentes: o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do RS, João Motta; o secretário municipal de Relações Institucionais, Célio Piovesan, que coordenou o evento; e o professor Dr. Evaldo Luis Pauly, do Mestrado em Educação do Unilasalle.

Durante o encontro, foi apresentado pelo secretário Célio Piovesan o Calendário do Ciclo do OP Canoas 2014-2015, com as etapas, os prazos e os fluxos dessa ferramenta de gestão participativa. Em um último momento, a palavra foi aberta à plateia. "Uma das melhores ferramentas que termos em Canoas é o Prefeitura na Rua. Ali se inscrevem as necessidades que se transformam em realidade. A cidade está fazendo isso cada vez melhor", declarou, na ocasião, a ativista comunitária Glória Judith Feldman, conselheira do Orçamento Participativo da Região Sudeste.

Confira o calendário:
*Rodadas preparatórias do ciclo OP 2014/2015:
23 de abril - Região Sudoeste 
24 de abril - Região Sudeste
29 de abril - Região Nordeste
30 de abril - Região Noroeste

*Audiência Pública: 07 de maio - para apresentação das demandas do Sistema de Participação Popular Cidadã: Prefeitura na rua; Audiências Públicas; Prefeito na Estação; Plenárias de Serviços; Ágora Virtual; Casa dos Conselhos; Central de Atendimento ao Cidadão.

*Inscrição das demandas: 12 de maio à 11 de junho - por meio de publicação de Edital com prazo e regras

*Análise das demandas: 12 de junho à 31 de julho - Análise técnica, jurídica e financeira de todas as demandas inscritas até esse prazo

*Agosto - Pactuação: Reuniões nas microrregiões para revisão da análise técnica, financeira e jurídica pelos demandantes, pactuação e agrupamento das demandas

*Setembro e Outubro - Reuniões preparatórias para as Assembleias Microrregionais

*Novembro - Assembleias da 1ª rodada:
Quadrante sudoeste: 3/11 - Rio Branco; 7/11 - Fátima; 13/11 - Mato Grande
Quadrante sudeste: 4/11 - Niterói; 10/11 - N Srª das Graças; 14/11 - João de Barro 
Quadrante nordeste: 5/11 - Guajuviras; 11/11 - Estância Velha; 17/11 - São Vicente; 19/11 - Igara
Quadrante noroeste: 6/11 - Mathias Velho/ União dos Operários; 12/11 Harmonia; 18/11 - Mathias Velho/ São Luiz; 20/11 - Santo Operário; 21/11 - Getúlio Vargas.

*7 de dezembro - Preparação da 2ª rodada: Votação em Urna.

*8 de dezembro a 12 de dezembro - Eleição da obra da Cidade: OP Digital/ Ágora Virtual.

*Elaboração e lançamento do Cronograma de Obras.

Com informações da Prefeitura de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog